Da Indústria a Vapor à Indústria 4.0 - Parte 4

 Este é o último artigo da série Da Indústria a Vapor à Indústria 4.0, então se você não leu os artigos anteriores seria interessante começar por aqui Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

Atualmente, estamos implementando a Quarta Revolução Industrial. A era atual é marcada pela digitalização, transformações digitais, dispositivos pessoais conectados, análise de dados, tecnologias de IA, automação e IoT industrial.

Os sistemas de produção que já possuem tecnologia de informática são expandidos por uma conexão de rede conectando diversos equipamentos e processos. Isso permite a comunicação internamente e com outras instalações. Esta é a próxima etapa na automação de produção: fábricas inteligentes, nas quais os sistemas de produção, componentes e pessoas se comunicam por meio de uma rede e a produção é praticamente autônoma.

Quando essas tecnologias se juntam, a Indústria 4.0 tem o potencial de entregar alguns avanços incríveis em ambientes de fábrica. Os exemplos incluem máquinas que podem prever falhas e desencadear processos de manutenção de forma autônoma ou logística auto-organizada que reage a mudanças inesperadas na produção.

A digitalização do ambiente de produção industrial permite métodos mais flexíveis de levar as informações certas à pessoa certa, no momento certo. O uso crescente de dispositivos digitais dentro das fábricas e fora do campo significa que os profissionais de manutenção podem receber a documentação do equipamento e o histórico de serviço de maneira mais oportuna e no local de uso.

Resumindo, a Indústria 4.0 é uma virada de jogo, em todos os ambientes industriais. A digitalização da produção industrial mudará a maneira como as mercadorias são feitas e distribuídas e como os produtos são atendidos e refinados. Com base nisso, podemos crer que estamos no início da quarta revolução industrial.

Pense um pouco, no que havia no início da terceira revolução industrial a pelos menos 50 anos atrás, o que era esperado para o futuro? Tudo bem, não temos carros voadores, (ou temos?), mas temos carros autônomos, internet, smartphones, na indústria equipamentos onde basta o operador selecionar a “receita” e o equipamento realiza todo o processo sozinho. O que nos faz refletir sobre: quais os tipos de tecnologias teremos no futuro? Que facilidades elas criarão? E que problemas também?

Caso queira participar da quarta revolução industrial entre em contato conosco, a ICONECTE irá te auxiliar a entrar nesse novo mundo.

Este foi o último artigo da série Da Indústria a Vapor à Indústria 4.0.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 Vantagens da coleta de dados na indústria 4.0

O que é um CLP e como esse equipamento pode auxiliar a sua industria

Parte 2: Mais exemplos de automações simples na indústria