Da Indústria a Vapor à Indústria 4.0 - Parte 1
Este é o primeiro artigo do ‘blog’ que terá o objetivo de explanar sobre as novas tecnologias e como a indústria vêm evoluindo. Saber de onde viemos pode nos ajudar a entender para onde vamos, por isto neste primeiro artigo da série 'Da Indústria a vapor à Indústria 4.0', iremos abordar o que é considerado a primeira Revolução Industrial.
A primeira Revolução Industrial, começou no século XVIII na Inglaterra sendo a revolução mais profunda da história da humanidade, devido a seu amplo impacto na vida cotidiana das pessoas, gerando uma variedade incrível de ferramentas e inovações técnicas. As principais invenções e inovações serviram para moldar todos os setores existentes da atividade humana ao longo de linhas industriais, e que, ao mesmo tempo, criaram muitas novas indústrias (anote esta frase).
Durante séculos, moinhos de vento foram empregados na indústria para movimentação mecânica. O vento era, e é, uma fonte de energia renovável e prontamente disponível, mas sua irregularidade foi considerada uma desvantagem. Sempre houve a necessidade de produzir mais e mais rápido, afinal mesmo naquela época, ‘tempo é dinheiro’, foi aí que surgiu a principal inovação tecnológica daquele período, a utilização do vapor para movimentações mecânicas. O vapor movia tudo, desde a agricultura até a manufatura têxtil, com isto grandes empresas começaram a se concentrar em cidades industriais e houve um rápido crescimento. As pessoas que antes viviam no campo começaram a migrar para as cidades, e é nesta última parte que é possível entender o que marca uma revolução industrial: é como ela impacta na vida cotidiana das pessoas. É isto que vamos abordar nos próximos artigos.
Não esquece de nos seguir nas redes sociais
Comentários
Postar um comentário