Da Indústria a Vapor à Indústria 4.0 - Parte 3

 Este artigo faz parte da série Da Indústria a Vapor à Indústria 4.0, então se você não leu os artigos anteriores, seria interessante começar por aqui parte 1 e parte 2.

A Terceira Revolução Industrial: A Revolução Digital. Se você está lendo isso, você está experimentando algumas das maravilhas da revolução digital agora, a Terceira Revolução Industrial começou nos anos 70 já no século 20 por meio da automação parcial usando computadores e controles programáveis. Desde a introdução dessas tecnologias, a eletrônica e a tecnologia da informação começaram a automatizar a produção e as cadeias de suprimentos, exemplos conhecidos disso são robôs que executam sequências programadas sem intervenção humana.

Unimate: O primeiro robô industrial a ser criado, mantendo funções nas
linhas de produção da General Motors em 1961.

Coisas que costumavam ser analógicas mudaram para tecnologias digitais, como uma velha televisão que você costumava sintonizar com uma antena (analógica) sendo substituída por um tablet conectado à Internet que permite transmitir filmes (digital). A mudança de dispositivos eletrônicos e mecânicos analógicos para a tecnologia digital difundida afetou drasticamente as indústrias, especialmente comunicações globais e energia. Foi neste período que surgiram diversos protocolos de comunicação como o APARNET, lá em 1969, protocolo que é considerado o início da Internet, e mais uma vez vemos o que define uma revolução industrial, isso muda não apenas os negócios, mas a forma como cada um de nós interage com o mundo.

Não perca o próximo artigo da série Da Indústria a Vapor à Indústria 4.0.

E não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 Vantagens da coleta de dados na indústria 4.0

O que é um CLP e como esse equipamento pode auxiliar a sua industria

Parte 2: Mais exemplos de automações simples na indústria